sexta-feira, 15 de março de 2013

Tecnologias do futuro que prometem revolucionar o mundo



Tecnologia do futuro
A tecnologia do futuro pode estar mais próxima do que imaginamos, cientistas estão sempre trabalhando em muitos projetos que em curto ou longo prazo com certeza estarão entre nós, seja na área da medicina, informática ou militar.

Quem podia imaginar que há apenas alguns anos todos os cidadãos do mundo estariam conectados por meio da Internet? Quem pensava que poderíamos entrar em contato com pessoas que estão a milhares de quilômetros por meio de um pequeno dispositivo chamado smartphone? Com o tempo, essas tecnologias passaram a fazer parte do dia a dia, mas um dia foram propostas revolucionárias que ninguém tinha ideia de que poderiam emplacar.
Hoje, a situação permanece a mesma e novos projetos que prometem mudanças disruptivas na forma como entendemos o mundo surgem, não só no campo tecnológico, como também na sociedade. Abaixo, veja uma lista de dez iniciativas que podem ser desenvolvidas no curto e médio prazos e que o alcance é imprevisível.
HoloDesk

Cientistas da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Microsoft, composta por 300 pesquisadores e engenheiros, estão trabalhando em um projeto conhecido como HoloDesk que busca permitir que nossas mãos interajam com objetos virtuais em três dimensões. Para fazer isso, a solução usa uma tela que projeta uma imagem 2D na área de visualização, enquanto as mãos são reconhecidas pelo Kinect, tecnologia já usada no console Xbox 360.
PocketTouch

Outro projeto da Microsoft, nesse caso chamado de PocketTouch, busca permitir que uma pessoa trabalhe com um dispositivo de toque (como smartphone ou tablet) por meio da roupa ou tecidos similares a partir do reconhecimento de gestos do usuário, que é captado por meio de um sensor.
Vermeer

Há um terceiro projeto conduzido pela empresa de Steve Ballmer chamado Vermeer. A proposta gira em torno de uma imagem 3D que responde ao toque, um projeto intimamente relacionado com o HoloDesk. A solução utiliza dois espelhos parabólicos para criar uma imagem em três dimensões sem óculos que pode ser utilizada pelas capacidades, novamente, do Kinect.







Você sabe o que é grafeno? Você certamente conhece o grafite, talvez até saiba o que é grafeno, mas tem ideia do quanto ele pode ser revolucionário? O grafeno é um  cristal bidimensional – ou seja, plano – de carbono que, quando empilhado, constitui o grafite. Este material está prestes a mudar o futuro da tecnologia. Esta única camada de átomos de carbono foi isolada pelos físicos André Geim e Konstantin Novoselov, na Universidade de Manchester em 2004. Graças à engenhosa descoberta, ganharam o prêmio Nobel 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado

PEDALANDO

PEDALANDO
confira

PAIS VISITANTE

jhon lenno silva

ONLAINE MUNDIAL

jhon lenno

Minha foto
itabaiana, sergipe, Brazil

comunidade no google+ tecnologia

a tecnologia esta na sua vida todos os dia
página: 17 curtiram isso